Inclusão Digital - Segurança contra Golpes

14/01/2025

É preciso ter cuidado com algumas ameaças nos ambientes digitais, pois os idosos podem ser um público vulnerável a golpes. 

  • não abrir links de origem suspeitas, ou que não pareçam confiáveis;
  • não repassar informações pessoais por mensagens ou ligações;
  • não repassar senhas ou números de cartões de banco;
  • não repassar senhas de email ou redes sociais;



Dicas de segurança para evitar golpes


Desconfie de facilidades

Desconfie de ofertas ou oportunidades que você considere boa demais para ser verdade. Muitos golpistas usam promessas de lucros rápidos ou de negócios vantajosos para atrair vítimas.

Antes de finalizar qualquer transação e tomar decisões financeiras importantes, realize uma pesquisa detalhada e consulte fontes confiáveis sobre o produto ou serviço em questão.

Não compartilhe informações com desconhecidos

Evite compartilhar informações pessoais, como os números do cartão de crédito, senhas, números de seguro social ou dados de nascimento, por e-mail, mensagem de texto ou telefone

Para compartilhar essas informações é necessário ter certeza da legitimidade da solicitação. Verifique sempre a fonte e origem da solicitação antes de fornecer qualquer informação sensível que possa prejudicar a sua imagem, ou a sua saúde financeira.


Confirme a veracidade de quem entrou em contato

Se receber uma mensagem, email ou chamada telefônica suspeita solicitando informações pessoais ou financeiras, entre em contato diretamente com a empresa ou instituição mencionada usando informações de contato oficial obtidas de seu site ou fontes confiáveis.

Nunca utilize os detalhes do contato fornecido na mensagem suspeita e lembre-se sempre que, órgãos governamentais não entram em contato por e-mail ou SMS, e nem enviam boletos para pagamentos.

Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor forma de evitar golpes e garantir a sua segurança!